quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sono de beleza.





Sono de beleza

  
A expressão não é à toa. Dormir bem é sinônimo não apenas de saúde e disposição, mas também de beleza! Pele renovada, cabelos brilhosos e aparência descansada são apenas alguns dos muitos benefícios de uma boa noite de sono. Mas se as perturbações do dia a dia te impedem de exercer esse direito fisiológico, nós damos algumas dicas que facilitarão o seu descanso.
A alimentação representa um papel fundamental quando o assunto é dormir bem. O ideal é fazer a última refeição do dia até duas horas antes de ir se deitar. E como durante a noite o nosso metabolismo é mais lento, deve-se evitar ingerir alimentos pesados, como frituras, massas e doces. A carne vermelha deve ser excluída do cardápio noturno, pois mantém o corpo em estado de alerta. Para afastar o sono agitado, as alternativas são pequenos lanches, saladas e sopas.
 As bebidas devem ser ingeridas com cautela, especialmente aquelas que contenham café, chocolate, cola ou guaraná em sua composição. O elemento comum entre elas é a cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central. Já as bebidas alcoólicas, diferente do que se acredita popularmente, não facilitam o descanso Dê preferência a chás como o de camomila, que funcionam como calmantes naturais.
Atividades físicas estimulam o gasto de energia e podem ser feitas todos os dias. Porém, o período ideal é durante a manhã ou até quatro horas antes de dormir, pois liberam muita adrenalina.
 Algumas pessoas costumam deixar a televisão ligada até adormecer. Isso não é necessariamente prejudicial, mas em alguns casos pode elevar o nível de vigília, tornando o sono pouco satisfatório. Silêncio e sossego são sempre boas opções para quem enfrenta dificuldade na hora de dormir.
Se possível, trabalhe apenas durante o dia. Pessoas que trabalham durante o período noturno tendem a ter um ciclo biológico desregrado, pois se veem obrigadas a dormir durante a manhã, quando a luz solar e o movimento da rua enviam a informação biológica de o que dia está começando.
Algumas recomendações de nossos avós são válidas até hoje: mantenha os pés aquecidos, tome um banho quente e beba um chazinho antes de se deitar. Pequenos preparativos podem fazer toda a diferença entre o estado relaxado e o de alerta.
Tente manter horários constantes. Isso facilita o funcionamento do relógio biológico.
Não se force a dormir caso não esteja com sono, pois gera ansiedade e prolonga ainda mais o processo de adormecimento. Deite-se apenas quando estiver cansado.
 Estima-se que cerca de 25% dos brasileiros sofrem de insônia. Ela pode ser causada por um trauma ou  por falhas cerebrais.Em ambos os casos, ela é caracterizada pela dificuldade extrema em dormir ou ao acordar durante a noite, não conseguir voltar a adormecer. O tratamento envolve terapia comportamental ou medicação específica.
O tempo ideal de descanso depende de pessoa para pessoa, mas boa parte da população consegue ter uma boa noite de sono com cerca de sete a oito horas de repouso. Porém, mais importante do que as horas de sono, é a sua qualidade. O esperado é que a pessoa esteja efetivamente dormindo pelo menos 90% desse tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário