terça-feira, 14 de junho de 2011

"Orelha de Abano".Como reverter.

Exiba orelhas-a...jpg na apresentação de slides
Você já deve ter ouvido alguém ser chamado de “orelha de abano” , ou quem sabe você mesmo já foi vítima de algumas dessas brincadeiras desagradáveis .. pois é , o que pouca gente sabe é que na verdade esse “apelido” é realmente o nome consagrado para o uso desta deformidade  congênita .
Por tanto o portador de orelhas de abano ,  sofrem com o preconceito da sociedade pela sua aparência pouco harmônica. Essa deformidade é causada por um excesso de cartilagem da parte posterior da orelha ou mesmo pela pouca curvatura da mesma . Não é raro ver casos familiares de orelha de abano . Não são raros nos consultórios histórias de pessoas, especialmente as mulheres.
Em crianças em idade escolar , esse problema pode ser ainda maior , pois as crianças muitas vezes sofrem problemas psicológicos em função das brincadeiras de mal gosto dos colegas.
 A maioria dos cirurgiões plásticos realiza a otoplastia ( cirurgia corretiva das orelhas) que deve ser realizada acima dos 5 anos de idade, quando as orelhas já estão formadas e praticamente com seu tamanho definitivo.

Como é a cirurgia ?
A cirurgia normalmente é realizada sob uma leve sedação associada a anestesia local e  em crianças menores pode utilizar anestesia geral.
É feita uma incisão atrás da orelha, por onde se retira o excesso de pele e se molda a cartilagem a fim de corrigir eventuais contornos defeituosos. A orelha é então reposicionada dentro dos padrões normais. A otoplastia é uma cirurgia que requer um trabalho minucioso, para um melhor resultado e não demanda grandes agressões ao organismo. As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis.
Normalmente não há dor no pós-operatório. Caso venha a ocorrer, um analgésico comum, resolverá o problema. Os pontos são retirados no 10º ou 12º dia após a cirurgia.
Para maiores informações acesse o meu site www.janeteclivea.com.br

By Dra Janete Clívea CRM 11.112 -Ce
Cirurgiã Plástica
Membro Especialista  da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário