Cena do filme "As Patricinhas de Beverly Hills"
Lembra das Patricinhas de Beverly Hills? Então, ainda que não uma retomada daquela moda do meio dos anos 1990, há certo elemento daquele estilo ensaiando um retorno para as próximas temporadas: o conjuntinho.
Você com certeza lembra dele! As partes de baixo fazendo par ou complemento com as de cima. Tudo bem combinandinho. Foi assim em muitos desfiles gringos para o inverno 2011 (que aconteceram entre fevereiro e março deste ano), como Marc Jacobs, Jil Sander, Marni, Bottega Veneta e até a Miu Miu. Meses depois, pegando carona na onda da moda de fins dos anos 1950 e 1960, os conjuntinhos voltaram a aparecer só que nas passarelas do Fashion Rio e SPFW.
Conjuntinhos de Alexandre Herchcovitch, Têca e Reinaldo Lourenço
Conjuntinhos da British Colony, Triton e 2nd Floor
Conjuntinhos de Walter Rodrigues, Andrea Marques e Cori
Para entender o motivo desse retorno, uma das interpretações possíveis é esse certo caretismo ou, para quem preferir, uma vontade de bom comportamento que vem crescendo na moda. Já durante os desfiles internacionais, no começo deste ano, havia essa vontade por um estilo mais conservador. Olhando para a moda dos anos 1930 e 1940, não por acaso tempos também de incertezas econômicas e sociais, estilistas apostaram nos conjuntinhos quase como portos seguros. Afinal, não é de hoje que, sempre que o mundo desanda em alguma seara (política, social ou econômica), a moda assume formas mais certinhas.
E aí, vai aderir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário