segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os esmaltes da minha infância.

Olha, se tem um assunto que está em alta no mundo fashion são os esmaltes. Não à toa que os mais de cinquenta esmaltes da cantora Alcione, famosa também pelas unhas sempre grandes e coloridas, estamparam na capa da Revista, encarte do jornal O Globo deste domingo. Em matéria de cinco páginas onde se lê vários depoimentos de mulheres loucas por esmaltes uma delas até sugeriu que fosse criado o “Clube dos Viciados em Esmaltes Anônimos”. E eu que pensava ser a única a ficar vidrada pelos vidrinhos coloridos. Voltei no tempo e fui até a minha infância...bem aliiiiiiiiii!

Sábado à tarde era sempre assim: mamãe mandava um dos três filhos tomar banho enquanto ela ficava esperando no sofá com seu kit completo - tesourinha e serrinhas. Depois outro ia para o banho enquanto o que já estava cheiroso sentava ao seu lado para fazer pé e mão e assim sucessivamente. O serviço tinha a vantagem de ser GRÁTIS, mas em compensação ela nunca dava a opção para que eu ficasse com as unhas um pouquinho maiores. Seu único argumento era de que criança tinha que ter unhas pequenas (depois que minhas filhas nasceram passei a concordar com ela). Aaah, eu ficava pensando que quando ficasse moça minhas unhas seriam grandes e pintadas com esmalte vermelho. Pura ilusão!
Sobre os esmaltes, lembro quando minha mãe ia fazer compras no centro da cidade e eu pedia para ela trazer um esmalte para mim. Porém sempre tinha que lhe lembrar para não trazer um rosinha, quase transparente. Mesmo sem gostar ela comprava um esmalte vermelho, embora não fosse o tom que eu estava esperando. Ela trazia o ‘GABRIELA’ e eu queria oRUBI, que era um tom bem forte, escurão. E foi esse meu primeiro vidrinho de esmalte vermelho que enchi de acetona para afinar o esmalte quando ele engrossou. Resultado, nem Rubi, nem Gabriela!!!!
E o dia em que meus irmãos foram ao cinema (coisa rara na época) e eu bravamente resisti só para poder ir à manicure “fazer” as unhas?! O filme não lembro bem, acho que era¨A turma do Didi no Planeta dos Macacos¨, mas a cor escolhida, essa eu não esqueci porque por mais que desejasse mudar a cor das unhas eu sempre era atraída por elaZAZÁ – um lindo tom de lilás da Colorama, que vinha num vidrinho quadrado. Acho que 9 entre 10 mulheres pintavam com essa cor.  Ainda existe essa cor?
E já que hoje eu tirei o dia para relembrar histórias de esmaltes que marcaram a minha infância, resolvi brincar um pouquinho de pintar unhas. Descobri que nos sites da Impala (www.impala.com.br), da Risqué (www.risque.com.br) e da UNT Skincare (www.shopunt.com) tem um espaço divertido onde a gente escolhe a cor do esmalte e vê como fica nas unhas. Nesse último tem até opções de tons de pele. Muito legal!
Agora é com você! Dentre as opções de cores que vão do claro ao escuro passando pelo verde, pink, azul, laranjaetc,etc,etc, escolha a sua preferida, torça para que a segunda-feira (Dia Nacional de Folga das Manicures) passe rápido e amanhã  corra para o salão e saia de lá com as unhas da cor que “é a sua cara” - ou não!
                                                                                           Catarine Viveiros
                                                                                           Psicóloga Clínica                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário